- A reforma do Código Florestal é um dos assuntos mais polêmicos do atual governo Lula. Isso porque, segundo críticas do movimento socioambientalista, ao invés de aumentar a proteção do meio ambiente e estabelecer metas de redução do desmatamento, o Congresso Nacional, se aprovar o relatório apresentado pela bancada ruralista, estará facilitando ainda mais a destruição das florestas, principalmente na Amazônia, e agravando uma situação que já coloca o Brasil como um dos maiores poluidores do clima do planeta. O movimento socioambiental também critica a falta de debates consistentes, públicos e atualizados sobre o conteúdo da proposta, que já difere da que foi apresentada no ano passado à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Más»
O efeito Marina Silva – - Uma "inspiração para o povo brasileiro" é como está sendo chamada a candidatura à Presidência da ainda não-candidata Marina Silva por muitos jornais internacionais. A definição acima é do New York Times, que a classifica também como "uma mulher humilde que superou a pobreza extrema e a doença para se tornar uma das maiores forças da política brasileira". Mais»
O Brasil é viável? – Tomando como base o título do livro de Joaquim F. de Carvalho (organizador), a Fundação Heinrich Böll vem fazer a mesma pergunta a uma série de pessoas envolvidas com o tema do meio ambiente: "O Brasil é viável?". Porém, aqui vamos focar na questão ambiental, sempre ameaçada por grandes projetos e pelo agronegócio, ainda mais com a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, em maio do 2008. Qual a sua opinião? Leia abaixo a opinião de dois jornalistas que cobrem o tema.
Em maio de 2008 estiveram em São Paulo centenas de delegados de mais de 80 países para participar do Segundo Congresso dos Global Greens e discutir como os Verdes do mundo todo podem ter um papel protagonista no combate às mudanças climáticas. Mais»
Em a Assembléia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) foram discutidos as temáticas das patentes, conhecimentos tradicionais, direitos autorais, etc, além da chamada “Agenda para o Desenvolvimento”. Mais»



